Review - A Invocação do Mal (The Conjuring)

Eu adoro filmes de terror, mesmo. E esse, sem dúvida, agora é um dos meus favoritos.
A Invocação do Mal é provavelmente o melhor filme de exorcismo que eu já vi em toda a minha vida... E olha que eu assisto muitos filmes de terror. Logo de cara ele te diz aquela frase que faz qualquer filme de terror te deixar tenso: "Baseado em fatos reais".



O filme é baseado no casal Ed e Lorraine Warren, demonologistas e, ela, médium clarividente. Eles estudaram milhares de casos sobrenaturais, como Amityville, Harrisville e a boneca Annabelle... Essa última que deu origem ao filme A Invocação do Mal.

A história começa nos anos 70, quando a família Perron se muda para uma nova casa e, no processo de adaptação após a mudança, eles começam a perceber que fatos estranhos acontecem a noite, como a morte do cachorro da família logo após a mudança, uma das filhas começa a ter crises de sonambulismo, enquanto outra tem seus pés puxados para fora da cama e consegue ver o espírito de um garoto que morava na casa e foi morto pela mãe.



Logo, eles decidem entrar em contato com Ed e Lorraine Warren, em busca de ajuda. Lorraine, ao entrar na casa, já se dá conta que algo muito ruim aconteceu naquele lugar.

E é aí, meus caros, que esse filme começa a ficar realmente interessante e virar o melhor filme de exorcismo que já vi.

Esse é um filme que te deixa desnorteado. É um filme assustador, chocante, e o mais interessante é que ele não precisa apelar para isso. Não tem sangue, violência, sexo nem nada explícito, mas te prende do começo ao fim por ser bom.

A produção é boa, a cinegrafia, fotografia, atores... O diretor, James Wan, conhecido por dirigir o primeiro Jogos Mortais, não desapontou nesse filme. Os cortes de câmera favorecem muito, o set, e até pequenos elementos utilizados na composição dos ambientes.



Se você procura um filme de terror fiel aos clássicos, que te assuste, mas que não seja "mais do mesmo", eu tenho certeza que você vai gostar. O filme alcançou 7,8 no IMDb, coisa para poucos filmes.

É a primeira produção de James Wan a não ter Leigh Wannell como roteirista, dessa vez o roteiro ficou por conta de Chad Hayes e Carey W. Hayes (A Colheita do Mal). Há elementos clichês, como porões, pés sendo puxados e portas abrindo e fechando sozinhas, mas usados de forma correta e, junto com a dinâmica trabalhada com as câmeras, não tornou A Invocação do Mal um filme "ordinário".  Fora o fato que, por ser um filme baseado em uma história real e ter contado com a ajuda da verdadeira Lorraine Warren, há momentos fieis aos fatos e que foram adaptados para o filme.



Se você se interessou pelo filme, e pretende ver os sustos de forma inédita e ter uma reação realmente de acordo com as cenas, não veja o trailer. Infelizmente a seleção de cenas para o trailer entrega alguns sustos, tornando alguns momentos do filme "previsíveis".

Nota no IMDb: 7,7/10. O filme estreia dia 13 de Setembro no Brasil.

Copyright © 2012, All rights reserved. Under CC 2.5 Brazil License.

Get the Pixels, desenvolvido por Adriana Amaral