Games | Resenha - Element4l

Depois de Limbo e Gone Home, hora de mais uma resenha de jogos indies disponíveis na Steam, Element4l!


Element4l é um jogo de plataforma, desenvolvido pela empresa I-Illusion, disponível na Steam por 16 reais. No jogo, controlamos um ser elemental, capaz de se tornar ar, pedra, fogo e gelo.
O que eu já vou dizer de início é: Não subestime esse jogo. Achei bem bobinho a princípio, mas bastaram 10 minutos para que eu reconhecesse que ele não é tão fácil assim...
É um jogo indie experimental, suave, com uma jogabilidade bem simples. Bem simples mesmo, as únicas teclas de comando necessárias são as setas ou WASD. Mas não se engane, não é possível "caminhar", por exemplo. Para todo e qualquer movimento necessário, você deve alterar o elemento do personagem.



O personagem não possui membros. Ele nada mais é que, literalmente, um elemento. No entanto, há um limite de "energia" para efetuar essas trocas, e devo dizer que é bem pouco. No entanto, você sempre pode virar gelo.

Há algumas regrinhas óbvias, como: Quando você é ar, não pode tocar chão/paredes. Quando você é gelo, nada de fogo. Ah, prepare-se para morrer bastante. Por mais que não pareça, o jogo é um puzzle, várias vezes difícil de ser resolvido. Outras, você sabe como fazer, mas não consegue fazer no timing exato. Questão de prática.



A forma como o personagem interage com o cenário é incrível... A forma como ele flutua no ar, quando você o torna fogo na lava... Você o vê se integrando ao cenário e a natureza. Não há vilões, nada no cenário vai te atacar... Caso você morra, é por conta própria.

O jogo é formado por 16 fases, divido em 4 etapas. Parece pouco, mas você percebe que não é quando passa a morrer bastante.
Há pequenas bolas de energia que você pode pegar em pontos da fase que vão "recarregar" a energia do personagem, permitindo mais trocas de elementos. Há também "soul parts", que são espécies de bolas de energia maiores que, quando encontradas e pegas, vão te garantir medalhas no fim da fase.
Se não me engano, há também uma DLC disponível pra que você jogue online e aposte corrida com outro ser elementar.



Os gráficos são incríveis. São bonitos, sutis e, às vezes, até levemente obscuro. A trilha sonora que o acompanha é espetacular, feita pelo Mind Tree (que me lembrou bastante Owl City), e que cria uma climatização perfeita para o jogo. Há frases que aparecem, vezes para ajudar, como motivar, que são bem engraçadinhas. É um jogo que flui de forma perfeita.



Dou nota 8,5 ;)

Copyright © 2012, All rights reserved. Under CC 2.5 Brazil License.

Get the Pixels, desenvolvido por Adriana Amaral