#StarWarsWeek - 15 Curiosidades sobre Star Wars

Continuando a tag #StarWarsWeek por conta do dia 4 de maio, achei que seria uma boa ideia fugir um pouco do formato dos posts do blog, como as resenhas, e postar algo diferente. Portanto, 15 curiosidades sobre Star Wars e, claro, #MayTheForceBeWithYou!

1- Chewbacca foi inspirado em um cão de George Lucas, chamado Indiana. Foi daí que surgiu também o nome de Indiana Jones.

2- Al Pacino e Christoper Walker foram cotados para o papel de Han Solo. O papel acabou ficando para Harrison Ford, que em 1970 havia inclusive desistido da carreira de ator para ser carpinteiro.



3- O primeiro roteiro de Guerra nas Estrelas trazia Luke Skywalker como uma garota que iria resgatar seu irmão. A idéia foi abandonada logo depois, mas outra mais estranha ainda foi cogitada: Luke seria um anão errante que exploraria um mundo repleto de gigantes. A versão definitiva do roteiro apenas ficou pronta em 1976, um ano antes do lançamento do filme.



4- Carrie Fisher reclamou que os figurinos usados por ela nos dois primeiros episódios tornou difícil de determinar se "ela era uma mulher", por serem longas e largas. Por conta dessas queixas que foi criada a roupa de escrava que ela usa no palácio de Jabba.

5- Ainda sobre os trajes: A roupa de Anthony Daniels, ator que interpretava C3-PO vivia desmontando, chegando inclusive a machucar o ator uma vez. Logo, nas cenas em que apenas a parte superior do personagem é mostrada, é porque o ator não estava usando a parte inferior.



6- Em 2008, um levantamento mostrou que os seis filmes de Star Wars arrecadaram no total aproximadamente 4,41 bilhões de dólares, fazendo desta a terceira franquia cinematográfica mais lucrativa de todos os tempos. Isso sem contar todos os brinquedos, desenhos animados, jogos eletrônicos e das franquias literárias e de HQ’s, que surgiram da saga.

7- O Episódio VI - O Retorno de Jedi iria se chamar originalmente "A Vingança de Jedi". No entanto, George Lucas resolveu alterar o nome porque vingança não é exatamente uma "coisa de Jedi'. Cerca de 6.800 pôsters foram produzidos com esse nome, logo George Lucas os vendeu e ainda é possível encontrá-los a venda no ebay.



8- Yoda não deveria estar no filme (O Retorno de Jedi), mas o diretor insistiu em um retorno à Dagobah para que Yoda pudesse confirmar que Darth Vader realmente era o pai de Luke e não estava apenas jogando com a mente dele em “O Império Contra-Ataca”.

9- Uma das falas mais famosas de Han Solo surgiu de uma brincadeira no set. Em “O Império Contra-Ataca”, o diretor Irwin Kershner tentava gravar um diálogo romântico entre Leia e Solo, no momento em que este vai ser congelado: ela diz “Eu te amo”, e ele responde “Eu também”. Depois de dezenas de takes frustrados, Harrison Ford perdeu a paciência. Na tentativa seguinte, quando Leia mandou o “Eu te amo”, ele respondeu na lata, em tom irônico: “Eu sei”. Ficou tão bom – e condizente com a personalidade de Solo – que entrou no filme.



10- Duas semanas antes da estréia mundial do primeiro episódio, em 1977, o ator Mark Hamill, que faz Luke Skywalker, sofreu um acidente de carro que lhe deixou em coma e com o rosto desfigurado. Durante meses, George Lucas torceu pela recuperação do seu protagonista, para que pudesse continuar a série. Mesmo assim, para justificar as cicatrizes no rosto do ator, George teve que incluir uma cena, na abertura do filme seguinte, “O Império Contra-Ataca”, em que Luke sofre um ataque de um monstro, no planeta gelado de Hoth, e tem a face retalhada.

11- A primeira versão do roteiro do filme que George Lucas escreveu ficou imenso, e originalmente deveria ser um filme de 6 horas. Posteriormente o cineasta o dividiu em seis partes e decidiu filmar a partir da 4ª, que ele considerava a de maior apelo ao público.



12- Ainda na primeira versão do roteiro, Han Solo chegou a ser um alienígena verde e Luke um general de 60 anos, com o sobrenome Starkiller.

13- Após as filmagens de "Uma Nova Esperança", o manto usado por Alec Guinness sumiu. Em 2005, um funcionário foi executar uma verificação de estoque em um armazém de trajes de fantasias em Londres e notou que um deles tinha um capuz estranho para uma fantasia de monge, então ele imediatamente mostrou para seu gerente. Para o espanto de todos, descobriram que era o lendário figurino de Obi-Wan perdido a mais de 30 anos.



14- A maioria das cenas gravadas na floresta da lua de Endor foram feitas praticamente no quintal da casa de George Lucas. Trata-se de uma floresta muito próxima ao Rancho Skywalker no condado de Marin, na Califórnia. (Eles usaram o nome Blue Harvest durante as gravações).



15- O homem por trás da máscara do vilão mais adorado do cinema, o Darth Vader é um campeão de halterofilismo David Prowse. Foi escolhido para interpretar o papel de Darth Vader, principalmente pela sua estatura física (2 metros e 118 kg de peso). Mas como ele tinha um forte sotaque do interior da Inglaterra, George Lucas resolveu convocar o ator James Earl Jones para fazer a voz do Darth Vader em todos os episódios. Em uma recente entrevista, Prowse revelou que só iria saber que sua voz seria substituída pela voz de Jones, dias antes da estréia do filme.

Copyright © 2012, All rights reserved. Under CC 2.5 Brazil License.

Get the Pixels, desenvolvido por Adriana Amaral