Lifestyle | 10 Dicas para fotógrafos iniciantes

Primeiramente, eu não sou fotógrafa. Pra ser bem sincera, agora eu estou até sem equipamento. Mas já fazem 5 anos que eu venho "brincando" na área tentando aprender algumas coisas e achei válido compartilhar um pouco do que consegui absorver.
São dicas que podem ser bem óbvias tanto para quem já fotografa como quanto para quem nem é da área, mas são pontos que me ajudaram em diversas situações. Confira as minhas 10 dicas para fotógrafos iniciantes:

1: Comece do básico:



Eu cresci ouvindo que "fotografar é só apertar um botão" e não é. Fotografia é uma área que exige estudo, como qualquer outra. Não estou falando pra você entrar na faculdade de fotografia nem nada do tipo (mas se quiser/puder, melhor ainda!), mas o próprio Google vai ser uma grande ajuda na hora de aprender a manusear bem o equipamento, fotometrar, técnicas, etc.

2: Não subestime seu equipamento:



Eu comecei com uma Olympus SP600-UZ, que nada mais é do que uma compacta avançada/semiprofissional. Eu fiz várias fotos que me orgulho muito com ela, mas até eu me acostumar, vivia perdendo oportunidades legais porque pensava que "ah, não tenho tal lente" ou "minha câmera não é boa" e acabava nem a levando. Qualquer equipamento que fotografe é bom para praticar - até mesmo seu celular.

3: Chame seus amigos:



Se você quer ser um retratista, você precisa de um/uma modelo, certo? Mas ninguém começa fazendo books incríveis logo no primeiro job, então chamar alguns amigos para um lugar legal para treinar direção de modelo é bem válido - e vai te dar mais segurança! É também um jeito bem prático de ir montando seu portfólio.

4: Não coloque você, seu equipamento e seu cliente em risco:



Quem não gosta de fotos externas, certo? E como quase ninguém tem uma locação disponível de primeira, as fotos em parques, jardins, avenidas são comuns. No entanto, conheça o local antes, e prefira locais que você sabe que são seguros e que não há riscos de assaltos. Querendo ou não, fotografar em locais públicos chama um pouco de atenção.

5: ... Por isso, faça um seguro!



O seguro do equipamento é importante, principalmente se sua garantia não cobre roubo/furto/danos. Câmeras são equipamentos caros, e um seguro é um investimento necessário. Tem alguns bem em conta e que cobrem não apenas a câmeras, mas as lentes adquiridas a parte, iluminação, etc. Conheço fotógrafos que trabalham com isso há anos sem seguro, como conheço quem já precisou - e MUITO!

6: Porte-se de acordo com o ambiente:



Ok, isso é relativo, mas dependendo do ambiente que você estiver fotografando, é importante vestir-se de um jeito diferente do que você está acostumado, por exemplo. Se você estiver fazendo um book, ou algo mais descontraído, sinta-se livre para se vestir como quiser.
Mas tenha um pouco mais de atenção para eventos mais formais, como casamentos e eventos corporativos. Fotógrafos já chamam um pouco de atenção, então tenha cuidado para não chamar mais do que o foco do evento (o motivo pelo o qual a maioria dos fotógrafos se vestem de preto em eventos).

7: Lembre-se que sua câmera não tem um "modo edição":



Essa é uma dica meio pessoal. Como fiquei muito tempo com uma câmera que não configurava a abertura manualmente, tinha "preguiça" de fotometrar direito e pensava "qualquer coisa arrumo no Photoshop/Lightroom depois". O melhor a fazer é criar uma foto boa na hora, e fazer, se necessário, os ajustes depois.

8: Vá além da luz natural:



Nem todo mundo tem grana pra começar comprando equipamentos de iluminação, então faça da luz natural sua amiga. Mas não se prenda apenas a isso, há situações onde você vai precisar de luz artificial, então pratique.

9: As críticas vão vir... Lide com elas:



Aprenda: Ninguém agrada todo mundo, principalmente no começo. Então esteja ciente que as críticas surgirão, e o melhor a se fazer é usá-las ao seu favor.

10: Aproveite o que você está fazendo:



O melhor da fotografia é que você tem liberdade criativa. Seja como profissão ou hobby, curta o que você faz! Como qualquer profissão, você faz algo melhor quando é algo que te faz feliz.

Copyright © 2012, All rights reserved. Under CC 2.5 Brazil License.

Get the Pixels, desenvolvido por Adriana Amaral