Livros | Resenha - The Rule of Thirds (A Regra dos Terços) - Chantel Guertin

Quem me conhece sabe que eu amo fotografia. Até que um dia, assistindo um Book Haul da Melina Souza vi o livro The Rule of Thirds, da Chantel Guertin e fui a prova viva de que sim, a capa do livro atrai um leitor.

Não encontrei informações sobre a venda do livro no Brasil, eu o li em inglês mesmo e o título traduzido fica A Regra dos Terços - Que é uma teoria utilizada na hora de compor uma fotografia.



Sobre o livro:

O livro conta a história de Pippa Greene, uma fotógrafa (jura?) que está no ensino médio, é presidente do clube de fotografia e se prepara para participar de um concurso fotográfico que garantirá uma vaga para um curso de versão intensivo na faculdade Tisch, onde seu pai estudava.

E por falar em seu pai, no livro é bem enfatizado o quanto Pippa Greene sente sua falta. Seu pai também era fotógrafo e uma grande influência para ela. Logo no começo do livro, podemos perceber pela história que o pai dela já faleceu e como isso afetou sua vida pessoal. Pippa tem constantes crises de síndrome do pânico, especialmente quando envolvem pessoas ou lugares relacionados a morte de seu pai.

O que é uma péssima notícia já que ela precisa fazer um trabalho voluntário escolar obrigatório exatamente no hospital onde seu pai morreu.

Entre os demais personagens que tem grande importância para o livro e para Pippa, estão Dace, sua melhor amiga e cujos planos de ambas para o futuro estão interligadas: Dace planeja seguir a carreira de modelo e conta que Pippa a acompanhará como fotógrafa. No entanto, mas sabe Dace que os planos de Pippa não são bem esses...

Outros dois personagens importantes são Dylan, um garoto pelo o qual Pippa é apaixonada e que por mais que tenha sido aprovado em Havard, ele misteriosamente voltou para a cidade e também é voluntário no mesmo hospital que ela, e Ben, um garoto incrivelmente atraente que é novo na escola, também é fotógrafo e também começa a fazer parte do clube de fotografia... E eventualmente, também se torna concorrência para Pippa no concurso fotográfico.

Minha opinião:

É um livro para um público bem específico, para aqueles que gostam de romances juvenis, e se eu pudesse comparar a um livro certamente seria "A Culpa é das Estrelas". Eu achei divertido, mas nada demais. A narrativa é fraca, mas mesmo assim a história te envolve. É um daqueles livros que você promete ler só mais um capítulo e se pega terminando de ler. Não é um livro que vai agradar quem gosta de uma literatura mais complexa, mas sim quem gosta de romances leves, curtos e fotografia.

E por falar em fotografia, ela é muito bem abordada na história, de forma até que bem detalhada. Como gosto do assunto, sinto falta de mais livros que o abordem assim. É o livro ideal para ler como uma distração, mas não para ler em momentos que pedem uma literatura séria.

A abordagem dos personagens também é um pouco estranha. A única exceção é a própria Pippa, onde quanto mais lemos, mas flashbacks temos de sua história e assim, ao fim do livro, sabemos bastante sobre ela. No entanto, os demais personagens são apenas citados, você não conhece sua história, nem os que são extremamente valiosos para a evolução do personagem de Pippa, então acaba sendo impossível desenvolver qualquer tipo de apego ou simpatia.

No geral, é um livro "ok". Nada demais, nada muito novo - exceto pela fotografia como uma das abordagens principais, e nada extraordinário, o que não torna o livro ruim, ele é até divertido, só não o torna um livro excepcional. No geral, é um romance adolescente envolvendo câncer, fotografia e adolescentes no ensino médio.

Imagem: Wordrevel.com

Para quem se interessar, o livro possui duas sequências: Depth of Field e Leading Lines.

ISBN: 1770411593

Nota: 6/10

Copyright © 2012, All rights reserved. Under CC 2.5 Brazil License.

Get the Pixels, desenvolvido por Adriana Amaral