Livros | Resenha - Desaparecida - Catherine McKenzie

Eu amo livres sobre viagens - e mais do que isso, amo livros onde o protagonista passa por diversos tipos de dificuldades durante a história. Acho que isso "quebra" aquela sensação de conto de fadas e dá um toque de realismo maior, e Desaparecida, da autora canadense Catherine McKenzie, é bem assim, por mais que os problemas pelo o qual ela precisa passar não sejam tão comuns assim...



Desaparecida conta a história de Emma Tupper, que acabou de perder sua mãe que deixou a ela um sonho que nunca conseguiu realizar: Viajar para a África. Como parte da herança, Emma recebe um passagem de ida - e com a data de volta em aberto. Relutante e ainda sentindo o luto pela mãe, Emma resolve tirar um mês de férias de seu trabalho como advogada onde estava prestes a se tornar sócia do escritório, seu namorado Craig e embarcar para a África.

No entanto, as coisas não ocorrem bem. Prestes a embarcar de volta para casa, um terremoto avassalador atinge a África e a deixa sem contato com o mundo - Sem internet, telefone ou aeroportos funcionando, a impedindo de retornar.

O problema é que isso se prolonga por 6 meses... E Emma é dada como morta.

Quando Emma finalmente consegue voltar para casa, há um novo proprietário de seu apartamento, seu cargo no escritório foi ocupado, suas contas e cartões foram encerrados, seu namorado seguiu em frente e sua melhor amiga embarcou para a África para procurá-la. Tudo parece dar errado enquanto Emma só queria sua vida de volta... Até ela perceber que pode recomeçar sua vida do zero como quiser.

Na minha opinião, o melhor do livro é como a história intercala momentos do presente de Emma com momentos de sua viagem na África. Depois de um certo tempo, Emma se conforma que levará um tempo para voltar e resolve aproveitar seu tempo no local, fazendo amigos e trabalhos voluntários.

Porém esses amigos, assim como Sunshine - uma amiga de sua mãe que está presente em sua vida desde a infância, são personagens mal abordados e parecem estar na história apenas em momentos oportunos para o autor. Não há vínculo nem conexão com esses, e sempre parecem estar lá apenas para serem resoluções rápidas para um problema.

Apesar disso, é um livro muito bom. Acompanhamos 4 principais narrativas da vida de Emma: Como ela lida com Dominic - o rapaz que agora vive em seu apartamento, sua vida na África, sua vida de volta e a resolução de um caso na advocacia. São narrativas que se intercalam muito bem, deixando o livro leve e o tornando uma leitura que flui bem sem se tornar cansativa. O livro tem alguns momentos clichês, por mais que o foco não seja no romance, mas nada que o estrague.



Não só indico como já estou procurando outros livros da autora.
Nota: 7,5/10


ISBN-13: 9788544100615
ISBN-10: 8544100619
Ano: 2014 / Páginas: 320
Idioma: português
Editora: LeYa

Copyright © 2012, All rights reserved. Under CC 2.5 Brazil License.

Get the Pixels, desenvolvido por Adriana Amaral